Empreendedor cultural: 10 sites pra ficar bem informado #1


Uma característica de grande importância para empreendedores é a constante e ininterrupta busca constante de informações. Para nós artistas, isso se traduz em saber o que outros estão produzindo, como o estão fazendo, quem estreou tal espetáculo, quem está trabalhando com quem. Mas não basta pesquisar apenas o lado artístico da questão, é vital saber também como o mercado cultural tem funcionado, quais regulamentações vão alterar seu funcionamento - como é o caso da atual mudança na Lei Rouanet - quais Editais estão abertos, quais vão ser lançados. Precisamos ler cadernos de Cultura de jornais, visitar sites especializados, ir ao teatro, assistir shows, ler livros, conversar com outros artistas, ter uma rede de contatos relevante e abrangente. E pesquisar sobre empreendedorismo, gestão, marketing, relacionamento. Enfim, muito trabalho pra ficar por dentro de quaisquer informações que nos tragam idéias, soluções, parcerias, possibilidades... A lista não acaba nunca, e esse trabalho também não!

Eu particularmente utilizo a Internet para grande parte das minhas buscas e diariamente faço um apanhado de emails e newsletters que recebo, atualizações de grupos  de discussão dos quais faço parte, e dou uma boa passada de olhos nos meus Twitter e Facebook, para ver o que foi publicado de relevante pelas pessoas que sigo. Mais recentemente tenho utilizado também um leitor de RSS que agiliza, em muito, o meu trabalho. Funciona assim: eu me cadastro em vários sites e blogs que tenho interesse, e fico sabendo, através do programa, assim que algo novo é postado. A interface dele é quase como a de um leitor de email, super fácil de entender. Eu particularmente utilizo o NetNewsWire, mas atualmente existem diversas opções em diferentes plataformas. A grande maioria dos sites atualmente já inclui a opção de seguir por RSS, facilitando nosso trabalho.

Normalmente separo uma hora do meu dia pra essa tarefa. Por uma hora, quero dizer 60 minutos contados e não por um certo período de tempo. Às vezes faço na hora do almoço, outras ao final do dia de trabalho. Porque é determinante estipular um limite de tempo? Porque a Internet é um saco sem fundo e normalmente uma coisa vai levando à outra e quando você vê, já "perdeu" uma tarde inteira navegando e encontrando coisas do seu interese. Mesmo que essa tarefa seja super importante, ela não pode atrapalhar sua produtividade para outras coisas, correto?

Hoje o blog Acesso, que acompanho por RSS, facilitou nossa vida e publicou uma lista de várias fontes de informações culturais disponíveis na Internet. Alguns eu já conhecia, outros passarei a frequentar agora para conhecer melhor. Listo abaixo algumas fontes sugeridas pelo blog, e outras incluídas por mim mesma, para que você conheça e pesquise. Uma boa dica é assinar ou adicionar ( por RSS, Twitter, Facebook, newsletter etc) de cara, caso você tenha gostado do jeitinho do site. Daí, com o tempo, a medida que as atualizações, newsletters e/ou tweets forem chegando, você vê se trazem informações importantes e filtra o que não te agrada, cancelando as assinaturas. Esse filtro eu faço constantemente também, porque senão a lista fica enorme e você nem consegue acompanhar tudo, e acaba sentindo aquela sensação de opressão pelo excesso de informações.

Seguem então algumas sugestões, para adicionar ao RSS, Twitter ou qualquer outra forma que facilite sua pesquisa:

Dicas do blog Acesso:

Cronópios, da Bitnik Comunicação Online: notícias e artigos mais longos e bem elaborados sobre literatura e arte;


Publicações online do Centro Cultural São Paulo: notícias, artigos, acervos e pesquisas sobre cultura em geral;

Cultura e Mercado, da Brant Associados: notícias e artigos sobre acontecimentos relevantes para a atividade cultural;

Revista Continuum do Itaú Cultural: mapeamento, difusão e reflexão a respeito de manifestações artístico-intelectuais.







Dicas da Espaçonave:

Página de Editais do Minc: eu paticularmente desisti de assinar todo o feed do Minc, porque é tanta notícia - até agenda diária do Ministro - que não dá pra acompanhar tudo. Preferi me inscrever em algumas seções e recomendo a página de Editais, optando pelos em aberto. Sempre que pintar uma nova oportunidade, você ficará sabendo!

Intermedi@rt: pra quem lê em espanhol, voltada para o setor audiovisual. Tem opções de bolsas de estudos, festivais em toda a América Latina, concursos e vagas de trabalho.

Duo Informação e Cultura: a Duo possui uma opção de cadastro de endereços para receber clipping de notícias da área da Cultura em todo o Brasil.

Blog do Creative Entrepreuneur: pra quem lê em inglês uma boa opção é o blog da empreendedora americana Lisa Sonora Beam. Ela escreveu um livro chamado "The Creative Entrepreuneur" do qual falarei em breve, e em seu blog dá dicas bem legais de como desenhar suas idéias e conseguir realizá-las. 
ABCR: apesar de ser voltada pro setor social, as notícias da Associação Brasileira de Captadores de Recursos são sempre muitos úteis pra nós do setor Cultural também. Apresentam notícias sobre cursos, Editais e tem uma seção de downloads com bastante coisa interessante.



Results On: voltada a assuntos sobre empreendedorismo, start ups, tecnologia, tendências, mas écom textos curtos e sempre boas dicas. Acho importante sempre termos na lista opções que não são exatamente do nosso setor, mas que podem ser repensadas e aplicadas nele. É um bom jeito de tentar pensar diferente, ou como dizem, fora da caixa.

E é claro, não deixe de incluir o próprio blog Acesso e a Espaçonave, através do RSS ou do meu Twitter. E se tiver sugestões de outras fontes, conte pra mim! Em breve, mais listas como essa!