Sim, o Empretec também funciona para artistas!

Se você se interessa por empreendedorismo, em algum momento já ouviu falar do EMPRETEC certo? Se não,  chegou a hora. Trata-se de um seminário, desenvolvido pela ONU, e aplicado no Brasil pelo Sebrae, que tem por objetivo desenvolver e fortalecer características e comportamentos empreendedores nos participantes. O curso é voltado para empresários e/ou pessoas interessadas em montar seu próprio negócio, mas também podem participar profissionais liberais, funcionários de empresas diversas, e eu acrescento: artistas interessados em empreender e/ou gerenciar suas próprias carreiras!

Eu me tornei uma EMPRETECA - forma carinhosa com que os que concluem o curso são chamados - no final do ano passado, em uma turma em Belo Horizonte, e afirmo com todas as letras: sim, o Empretec também funciona para artistas!  Por ter como base a mudança de comportamento, e não especificamente questões ligadas aos negócios dos participantes, quaisquer discussões implementadas durante o curso servem para o crescimento individual de cada um dos participantes. Funcionou comigo e tenho certeza de que pode funcionar com você também!

É claro que para nós artistas, o esforço de contextualização deve ser maior, mas  ao mesmo tempo, isso nos confere uma capacidade de articulação de diferentes esferas, nos preparando para circular entre os mundos artístico e de negócios com maestria. Sem contar que estar presente em uma turma com empresários de diferentes setores enriquece e muito nossa rede de contatos. A minha turma foi bastante heterogênea e, acredito eu, que o próprio Sebrae, durante a seleção, já articula dessa forma para aumentar a riqueza de discussões e relações estabecelcidas durante o seminário. 

As características do comportamento empreendedor trabalhadas no curso fazem com que possamos identificar nossos pontos fortes e fracos, e a partir daí, traçar um plano de ação para melhorar os pontos ruins e fortalecer os bons. No meu caso, percebi que precisava melhorar e muito, as características 'Persuasão e Rede de Contatos' e 'Planejamento e Monitoramento Sistemáticos'. É um trabalho que não acaba, mas tenho certeza de que estou evoluindo... 

Características do Comportamento Empreendedor: 
- Busca de oportunidades e Iniciativa
- Persistência
- Correr Riscos Calculados
- Exigência de Qualidade e Eficiência
- Comprometimento
- Busca de Informações

- Estabelecimento de Metas
- Planejamento e Monitoramento Sistemáticos
- Persuasão e Rede de Contatos
- Independência e Auto-Confiança
 

Mas o que exatamente o EMPRETEC pode fazer por você, sua carreira, sua capacidade de viver da própria arte? É claro que só posso dizer por mim mesma, mas minha vida de empreendedora se divide entre AE/DE, ou seja, antes e depois do EMPRETEC.  Tenho percebido melhora na minha capacidade de persistência (muito importante para artistas!), aumento da minha tolerância ao fracasso (tão importante quanto!), passei a olhar anos à frente e não apenas o próximo dia ou semana (coisa que artistas em geral tem dificuldade em fazer!). Agora me pego pensando de maneira estratégica, e estou melhorando, e muito, minha capacidade de articular minha rede de contatos em função do meus objetivos. Senti uma melhora também na minha confiança, auto-estima e capacidade de liderança. E isso eu aplico tanto na minha vida de empreendedora, como na minha metade artista. 

Como funciona? O seminário é executado em 6 dias consecutivos, num total de 60 horas. Exige dedicação exclusiva do participante, pois, será ministrado de 8 h às 12h e das 14h às 19h30. A turma é composta por 30 participantes, com 3 instrutores em sala durante todos os dias. 
Como participar? Preenchendo e entregando no Sebrae uma ficha de inscrição, em seguida, será agendarda uma entrevista (composta de algumas perguntas, acerca de situações do cotidiano da pessoa. Não é de caráter psicológico, faz parte da metodologia do seminário e serve para identificar o perfil empreendedor do candidato). Após a entrevista, o candidato será informado pelo entrevistador se está apto ou não para participar do seminário, podendo então efetivar sua matrícula através do pagamento de uma taxa que varia de Estado para Estado. Procure o Sebrae do seu Estado (Tel: 0800-570-0800) e se informe sobre as próximas datas do EMPRETEC)

Já ouvi de alguns amigos que após o EMPRETEC eu só sabia falar do EMPRETEC, mas é igual receita pra gripe que funciona, e a gente fica querendo que todos ao redor da gente experimentem também. É claro que o EMPRETEC não é remédio pra qualquer mal. Grande parte do seu sucesso vai depender do seu próprio esforço, mas as ferramentas você vai aprender a trabalhar lá. 


E eu realmente espero que o EMPRETEC possa te ajudar a alcançar aquilo que você sonha. Na prática! 

3 comentários:

Hená Deslandes disse...

Obrigada pela informação, Rafaela. Tenho acompanhado os textos da ESPAÇONAVE e estou cada vez mais encantada com sua generosa capacidade de compartilhar informações realmente úteis para a classe artística.
Sucesso pra você, garota!

Rafaela Cappai disse...

Ôh Hená! Fiquei emocionada com suas palavras! Obrigada! Esse realmente é meu objetivo: fazer com que possamos seguir adiante com nossos trabalhos, com reconhecimento financeiro e capacidade de realizar nossos sonhos! Continue aparecendo por aqui!

Caminos disse...

Oi Rafaela, primeiro quero te dar os parabéns pela iniciativa. Finalmente uma alma caridosa e artista teve piedade de nós...

Em poucos clicks já consegui ficar por dentro de muita coisa que acontece nesta Bh, e que nem tinha idéia que existiam...wow!

Com frequencia vou visitar este site e também divulgar para meus amigos.
Good Luck!
Néstor